O que são as Notificações Eletrónicas e que vantagens têm
As Notificações Eletrónicas são uma forma de cidadãos/cidadãs, empresas e entidades públicas receberem comunicações digitais da Administração Pública. É possível usar este serviço para receber notificações do Balcão dos Fundos.
Como funcionam
As notificações da entidade ficam centralizadas e substituem as em papel
Quando adere às Notificações Eletrónicas, deixa de receber notificações do Balcão dos Fundos em papel e passa a recebê-las exclusivamente em formato digital:
- no portal ePortugal
- na aplicação móvel Notificações Eletrónicas (disponível para Android e iOS), e
- no email que indicar – esse email torna-se a sua Morada Única Digital (MUD), pode alterá-lo a qualquer momento na área reservada do portal ePortugal e pode ser diferente dos contatos associados à entidade ou à operação do Balcão dos Fundos.
As notificações ficam disponíveis no portal ePortugal e na aplicação Notificações Eletrónicas durante 2 anos, e no seu email até as apagar.
Trata-se de um serviço público e vários organismos da Administração Pública já aderiram, permitindo receber todas as comunicações oficiais, em formato digital, num único espaço reservado à entidade que gere.
Têm valor legal
As notificações recebidas têm toda a informação e têm valor legal, como uma carta registada.
São confidenciais e seguras
Só os utilizadores autorizados podem receber as notificações, o que garante a confidencialidade do destinatário e do conteúdo. Cada notificação tem um selo digital, o que garante a sua autenticidade.
Quais as vantagens de usar
Recebe as notificações mais depressa
Quando o Balcão dos Fundos lhe envia uma notificação, recebe-a de imediato. Não tem de se preocupar mais com o correio em papel.
Pode reencaminhá-las com facilidade
Pode reencaminhar qualquer notificação recebida por email, por exemplo para o escritório de advogados ou contabilista.
Tem todas as notificações num só lugar
Vai ter todas as notificações no Balcão dos Fundos, na sua aplicação Notificações Eletrónicas, no portal ePortugal e no seu email. Assim, tem acesso rápido às notificações que recebeu do Balcão dos Fundos e de vários serviços da Administração Pública.
Tem acesso rápido e fácil aos detalhes
As notificações têm o registo do dia e hora de envio, que garante a segurança e a integridade das comunicações.
Ajuda a proteger o ambiente
Quando escolhe as Notificações Eletrónicas, reduz o consumo de papel e contribui para a proteção do ambiente.
Quem pode receber notificações eletrónicas do Balcão dos Fundos
- Empresários/as em nome individual (ENI)
- Representantes legais ou funcionários/as de empresas
- Dirigentes ou funcionários/as de entidades públicas da Administração Central
- Eleitos/as ou funcionários/as de entidades públicas da Administração Local.