Foi publicado o Aviso-Concurso M2030-2025-32 – Formações Modulares Certificadas – Ações Capacitar, no âmbito do Programa Madeira 2030, destinado a apoiar percursos de qualificação de adultos desempregados através de formações modulares.
O presente aviso, integrado na prioridade “Madeira + Social e Inclusiva”, dispõe de uma dotação do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) de 2 milhões de euros, a que acresce uma comparticipação regional de 15%, totalizando 2,35 milhões de euros. O objetivo é reforçar a empregabilidade e a inclusão social de adultos desempregados, através da aquisição de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.
As candidaturas são dirigidas a entidades formadoras certificadas de natureza privada, podendo incluir percursos de formação modular de curta duração, formação prática em contexto de trabalho e processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). O financiamento máximo por operação é de 300 mil euros e cada entidade apenas pode submeter uma candidatura individual.
As propostas devem ser apresentadas através da plataforma Balcão dos Fundos (https://balcaofundosue.pt), entre 2 e 16 de setembro de 2025, até às 17h00.
A gestão do aviso cabe ao Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM (IDR), enquanto Autoridade de Gestão do Programa Madeira 2030, sendo a execução operacional da responsabilidade do Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ), na qualidade de Organismo Intermédio.
Para mais informações, está disponível a Linha dos Fundos 800 10 35 10 (dias úteis, 09h00-18h00, chamada gratuita) ou o email linhadosfundos@linhadosfundos.pt.
Consulte o Aviso: M2030-2025-32 – Ações Capacitar